Receitas práticas Saúde

Água tônica e água com gás são a mesma coisa?

Saiba mais sobre as duas bebidas que, apesar de terem nomes parecidos, são bem diferentes

É muito comum a confusão entre água tônica e água com gás. Isso porque, além de terem nomes parecidos, ambas são bebidas gaseificadas. As coincidências entre elas, porém, param por aí. Conheça mais sobre as diferenças entre as duas bebidas:

Água tônica

A água tônica é uma bebida gaseificada, composta por água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, sal que a diferencia dos refrigerantes e é responsável pelo gosto amargo da bebida. Antigamente, devido à grande quantidade de quinino em sua composição, era utilizada como remédio, por ter propriedades revigorantes.

Água com gás

A água com gás tem a mesma composição da água natural, mas passa pelo processo de gaseificação artificial, igual ao feito nos refrigerantes. Para que isso aconteça, é retirado o oxigênio do líquido e acrescentado gás carbônico no lugar.

É comum pensarem que a água com gás é prejudicial para a saúde, mas, além de não apresentar nenhum risco, pode ser utilizada na prevenção de doenças no estômago ou esôfago. Vale lembrar que, como qualquer outra bebida, água com gás não deve ser ingerida em quantidades exageradas.

Além de servir como bebida entre as refeições, preparando as papilas gustativas para receber o sabor dos alimentos, a água com gás também pode ser utilizada na gastronomia. Quando acrescentada em receitas, como pães, massas e bolos, pode substituir o leite e tornar a massa mais leve e fofinha. Seu uso também é comum na preparação de frutos do mar, por exemplo.

Acquamix Soda é água com gás?

Acquamix Soda é também uma bebida gaseificada, mas é considerada soda por ter uma grande concentração de gás carbônico em sua composição, sendo um dos únicos ingredientes, além de água natural esterilizada. A bebida também é considerada saudável por ter, em 1 copo de 200 ml, 0 calorias e 0 carboidratos, além de apenas 0,05 mg de sódio. Para comparação, a mesma quantidade de refrigerante costuma ter 36 mg de sódio.

Write A Comment